Uma frutífera discussão na lista da Compós iniciada ontem, dia 18.10, trouxe a tona a problemática do plágio na academia. Não é a primeira vez que essa discussão ocorre, sendo recorrente a necessidade de se estabelecerem padrões do que é genuíno no campo das produções acadêmicas.

O foco dessa vez, foi a indicação do editor de uma importante revista na área acadêmica de comunicação, que havia recebido um texto e encaminhado ao parecerista. Esse, por sua vez, teve um "Déjà vu" quanto a certos trechos do texto, a princípio "inédito".

Esse estranhamento o levou a constatação de que diversos trechos haviam sido incluídos sem o devido crédito. Indagado sore a situação, o autor respondeu que "isso correspondia a seu método de "montagem". Daí para frente, diversos colegas, de várias instituições se manifestaram sobre a situação. 

Pretendia fazer um apanhado geral, mas como existem mais cabeças que pensam (que bom!), a colega Claudia Quadros, que é Coordenadora do PPGCOM-UTP, fez um resumo bem útil com as indicações dos colegas. 

Compartilho nesse espaço por julgar que ainda temos muito que avançar nessa temática:

SITES PARA DETECTAR PLÁGIO
ScholarOne - http://scholarone.com/Ferramenta profissional que se propõe a gerir todos os processos de editoração e publicação científica, englobando fluxos e ferramentas de revisão e prevenção de plágio. (sugestão Ada Machado – UFSM)
Turnitin - http://www.turnitin.com/
Site norte-americano com serviços voltados para a identificação e prevenção do plágio que agrega ferramentas educacionais (sugestão Ada Machado – UFSM)
Docxweb: http://www.docxweb.com/Ferramenta utilizada para verificar plágio em monografias, dissertação etc. (sugestão de Edilson Cazeloto)
Plagium: http://www.plagium.com/Ele cria uma linha de tempo de apropriações do texto pesquisado. Dando, inclusive, um percentual probabilístico da possibilidade do plágio. (sugestão Alberto Marques)
Farejador: http://www.farejadordeplagio.com.br/ (sugestão Liv Sovik)
Plagiarism: http://www.plagiarismdetect.com/ (sugestão Mirna Tonus)

MATERIAL PARA DISTRIBUIR AOS ALUNOS
 Vídeo norueguês sobre plágio http://www.youtube.com/watch?v=d0iGFwqif5c&feature=player_embedded - (sugestão Richard Romancini)
Cartilha sobre plágio elaborada na UFF: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf (sugestão Carla Rodrigues)
Código de Boas Práticas Científica
http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_fapesp0911.pdf (sugestão Richard Romancini)

1 Response so far.

  1. Muito bom o blog,ta de parabéns,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar para alguns amigos meus como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que estou usando na minha empresa,parabéns abraços!!

Postar um comentário