Jürgen Habermas
Para aqueles que se interessam por Habermas e os desdobramentos de sua teoria da ação comunicativa, dois livros foram lançados e estão disponíveis para download. Eles fazem parte das ações do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Como destaca seu diretor, Emir Suaiden, o IBICT  tem "como parte de sua missão [ser] promotor e facilitador de acesso à informação científica e tecnológica, [com] diferentes ações orientadas a pensar prospectivamente nessas questões e demandas, como um dos atores que contribuem na construção de espaços públicos para o desenvolvimento reflexivo e democrático da sociedade brasileira."

Faça o download e divulgue!


Autor(es): GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro.

A coletânea é produto de um dos seminários realizados pela Coordenação de Ensino e Pesquisa do Ibict e parte de sua proposta de estágios de pós-doutorado. Nesta obra, inclusão, rede e formações digitais dão visibilidade discursiva à dimensão informacional e epistêmica de questões atuais da ética e da democracia.


Autor(es): Pedro Demo

O livro trata das 'novas epistemologias virtuais', tendo como foco discutir algumas 'novidades' no campo da reconstrução do conhecimento, tomando como referência maior a trajetória da Wikipédia como marco mais evidente da assim dita web 2.0. O livro desenvolve a hipótese de que, em que pese o êxito estrondoso da Wikipédia (e das plataformas da web 2.0, em especial de blogs), ela chega ao final de sua primeira década de vida (começou em 2001) engasgada em problemas próprios da “politicidade” do conhecimento.


0 Responses so far.

Postar um comentário