Para quem estiver com disponibilidade de tempo, alguns eventos em jornalismo são uma boa pedida:


1. II Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social, via Social Media

Chamada de Trabalhos

II WAIHCWS – Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social, em conjunto com o IX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC'10), a ser realizado em Belo Horizonte, MG, de 05 a 08 de Outubro de 2010.

A Web Social faz parte das transformações que têm redefinido a forma como as pessoas se relacionam, utilizam e são afetadas pela tecnologia. Nos últimos anos, têm-se verificado o surgimento e crescimento de várias tecnologias, tais como: a categorização social (e.g. tagging/folksonomias), as redes sociais, a navegação e busca social, a publicação e compartilhamento colaborativos, entre outras. O sucesso dessas tecnologias depende fortemente dos seus usuários e da informação por eles produzida e organizada, estando diretamente ligado à forma como esses usuários se sentem ao utilizar tais sistemas (e.g. aos aspectos relacionados à experiência do usuário) e como a interface foi projetada. A segunda edição do WAIHCWS pretende promover a continuidade das discussões sobre as oportunidades e os desafios que a Web Social traz para comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador e áreas afins, colocando em foco os conceitos de sociabilidade e valores humanos.

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão restritos a:

* * Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
* * Métodos de design e de avaliação de softwares sociais;
* * Fatores, características e medidas de sucesso de softwares sociais;
* * Aspectos emocionais e afetivos em softwares sociais;
* * Comunicação, colaboração, compartilhamento, segurança, normas e protocolos sociais e demais aspectos de sociabilidade;
* * Identidade, privacidade, confiança, reputação e outros valores humanos em softwares sociais;
* * Usabilidade e acessibilidade em softwares sociais;
* * Emergência e Aproveitamento do Conhecimento Social.

Submissões

Convidamos trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo sistemas aplicados, resultados empíricos, propostas e resultados de pesquisas que abordem aspectos da Web Social com foco na interação humano-computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos devem ser escritos preferencialmente em Inglês (artigos em Português também serão aceitos), sendo short papers (4-6 páginas) ou full papers (8-10 páginas), no formato SIG CHI-ACM. As submissões devem ser inéditas e incluir resultados não publicados. Os artigos selecionados serão publicados nos anais estendidos do IHC'10 e serão disponibilizados na Série CEUR-WS. A submissão dos artigos estará aberta em breve por meio do sistema JEMS!

Versões estendidas dos melhores artigos do Workshop (fullpapers) serão convidadas para submissão na Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA)

Contatos pelos e-mails: waihcws@ic.unicamp.br e waihcws@gmail.com

Datas Importantes

Prazo de Submissão: 30/07/2010
Notificação aos Autores: 22/08/2010
Envio da versão final: 28/08/2010


2. Congreso de Comunicación Alternativa: Medios, Estado y Política (COMEP), via Chico Sant'Anna

La Facultad de Periodismo y Comunicación Social – UNLP invita al Congreso de Comunicación Alternativa: Medios, Estado y Política,COMEP

20 Y 21 DE OCTUBRE 2010

En un contexto histórico político donde las distintas sociedades latinoamericanas ponen en discusión la impronta político cultural neoconservadora, una revisión profunda incluye los procesos de producción y reproducción del conocimiento.

En Argentina, nos encontramos ante una oportunidad histórica de discusión de las políticas públicas comunicacionales a partir de la reciente sanción de la Ley de Servicios Audiovisuales. Trabajar en una nueva agenda de discusiones latinoamericanas destinadas a un programa regional de formación de comunicadores sociales y periodistas en pos de sociedades inclusivas es uno de los objetivos centrales de este congreso.

Fecha límite para presentación de resúmenes: 08 de Agosto
Fecha límite para la presentación de ponencias: 17 de Septiembre

Mesas de Trabajo
1. Comunicación y Políticas Públicas
2. Ley de servicios audiovisuales: antecedentes, discusiones y prospectiva
3. Los medios y las implicancias en la trama sociocultural
4. Los medios frente al avance tecnológico
5. Movimientos sociales y de comunicación: estrategias
6. Periodismo y Periodistas: responsabilidad civil y ética periodística en las sociedades contemporáneas
7. Comunicación, política y medios: construcción de las agendas
8. Los medios de Comunicación en América Latina: la vinculación de los medios con los procesos políticos
9. Usos sociales de los medios
10. Experiencias y prácticas de comunicación alternativa

* Para mayor información: Web: www.congresocomep.wordpress.com / Correo: comep@perio.unlp.edu.ar


3. Jornalismo e Internet: Os Desafios da Rede, via blog do GJOL

Promovido pelo Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, o Seminário tem início no próximo dia 07 de julho.

Traz as palestras sobre Desafios do jornalismo 2.0, Jornalismo, blogs e Democracia, Jornalismo e Hipermídia, dentre outros temas que serão abordados.


0 Responses so far.

Postar um comentário